top of page

Trilha da Pedra Grande em Atibaia - SP

Atualizado: 10 de ago. de 2022


ree

Essa era uma trilha que estávamos loucos para fazer, tão perto de São Paulo e tem uma vista ótima. Confesso que vi relatos de algumas pessoas e fiquei com medo de ficar extremamente cansada, mas que nada! Foi bastante tranquilo, nós fomos devagar, apreciando, tiramos algumas fotos, demos pausas para beber UM GOLE de água e sempre respirando muito bem. Tudo isso num total de 1h para subir e 1h para descer.


ree

ree

Agora sem mais enrolações, a trilha é cheia de subidas e como tinha chovido uns 2 dias antes o solo ficou escorregadio. Subimos um total de 1.411 m de altitude e mesmo assim descobrimos depois que nem é o cume da pedra.

ree

E sobre o caminho?


Olha, na ida foi bem mais tranquilo, passando apenas por alguns pontos de mata mais fechada, mas no geral o caminho era bem aberto. Já na volta nós fizemos outro caminho que era bem mais fechado, passando até por pontos de pura lama. E não podemos esquecer de falar que indo você sobe o tempo todo, e voltando é descida constante.


ree
Registro da ida

ree
Registro da volta

ree
Após passar no lamaçal

ree
Começo e fim da trilha

A vista lá de cima é sensacional, a dica é fazer um piquenique e descansar um pouco apreciando a vista em 360º de Atibaia. E não poderia deixar de mencionar que a trilha tem água (e que água fresca!).


ree

O que levar?


1- Não leve muita coisa, não esquece de que é subida constante;

2- Leve uma garrafinha de água de no máximo 2 litros;

3- Leve protetor solar, não esqueça que quanto mais subimos, mas ficamos perto do sol;

4 - Roupas confortáveis para trilha e nada de roupa de algodão. No dia que fizemos tava bastante sol e eu fiquei com uma leve marca nas pernas. Fora a queimadura, o caminho não é cheio de galhos que possam te arranhar, mas é sempre bom ir de calça;

5- Tênis ou bota de trilha;

6- Meia de cano alto/médio, essa dica é bastante pessoal, me incomoda um pouco pensar nas areias e pedrinhas que entram no tênis;

7- Bastão de trekking, essa opção é bem pessoal também, eu sempre uso pois me ajuda tanto para evitar escorregões como para distribuir o peso.

8- Um lanchinho para fazer piquenique lá em cima :).



ree

Como chegar?


Se mesmo depois disso tudo você ainda não se sentir seguro, pode fazer o percurso de carro, ou fazer a pé na estrada para os carros (só que a distância é maior). Tem pessoas que fazem a ida na trilha e a descida pela via de carros, ai fica a seu critério.

Nós saímos do Camping Pedra Grande guiados por um guia que conhecia cada cm² da região e foi bem tranquilo. Na verdade ficar nesse camping é muito melhor, ele está localizado bem do ladinho da pedra, então quebra um galhão.


ree


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page